Trajetória de Jorge e Mateus: de meninos do interior a uma das maiores duplas do país
21/10/2025
(Foto: Reprodução) A dupla de Goiás, Jorge & Mateus, comemora os 21 anos da dupla
Reprodução/Instagram de Jorge & Mateus
A dupla Jorge & Mateus comemora 21 anos de carreira com uma turnê especial em 2025, mas já anunciou uma pausa nos palcos em 2026 para se dedicar à família. Relembre a trajetória dos artistas que marcaram o sertanejo universitário no Brasil.
Como Jorge & Mateus se conheceram?
Como foi o início da carreira?
Qual foi o primeiro grande sucesso?
Como foram os primeiros 21 anos?
Qual o motivo da pausa?
Como Jorge & Mateus se conheceram?
Jorge e Mateus contam como se conheceram
Sendo ambos de Itumbiara, no sul de Goiás, Mateus contou que conheceu Jorge ainda na pré-adolescência. Em entrevista ao cantor Daniel no programa Viver Sertanejo, ele explicou que participava de um festival na cidade aos 13 anos, onde cantava MPB.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
De acordo com ele, Jorge estava no mesmo evento, e tinha 17 anos na época, em 1999. "A gente estava participando de um festival de música na cidade. Cantando MPB e outro gênero, só que individualmente. Ele já fazia parte da galera que está na faculdade, e eu estudantil", declarou Mateus.
LEIA TAMBÉM:
Jorge e Mateus anunciam pausa na carreira em 2026 para descansar e 'pensar caminhos'
Mas foi anos depois, em 2005, tendo Jorge 22 anos e Mateus 18, que eles cantaram juntos pela primeira vez enquanto participavam de um churrasco convidados por amigos em comum.
"A gente teve a oportunidade de um dia sentar, estávamos lá no mesmo churrasco, pegamos o violão, cantamos e opa!", contou Jorge no programa Conversa com Bial.
Jorge contou que estudava direito e planejava se tornar promotor de Justiça, enquanto Mateus cursava agronomia. Segundo Mateus, eles foram unidos pela vontade de trabalhar e ter o próprio dinheiro, começando a fazer pequenas apresentações.
Voltar ao início.
Como foi o início da carreira?
Após se conhecerem, a dupla contou que começou a fazer pequenos shows. Bem humorado, quando questionados sobre o primeiro cachê por Pedro Bial, Jorge explicou que recebeu R$ 250, mas ficou devendo R$ 90 contando o consumo que tiveram no local.
Mateus contou que foi na garagem de casa, cedida por sua mãe, que a dupla gravou o seu primeiro MiniDisc (MD), com "Te Cuida Coração".
"Minha mãe emprestou a garagem pra gente gravar o nosso primeiro MD, que era uma gravação bem 'low file', sem definição", explicou.
Voltar ao início.
Qual foi o primeiro grande sucesso?
Mateus destacou que a dupla continuou subindo degrau por degrau na carreira, com objetivos pequenos, mas sem deixar de apostar no sucesso.
A dupla seguiu gravando desde 2005, e em 2007 gravaram seu primeiro DVD e álbum "Ao Vivo em Goiânia". Entre os sucessos presentes na mídia e que ajudaram a alavancar a carreira dos artistas estava a música "Pode Chorar", que se tornou hit na época e conquistou o primeiro Disco de Ouro da dupla.
Jorge destaca que o sucesso não aconteceu de forma repentina, e que sempre instrui novos artistas que é importante ter uma boa base e estudar a fundo sobre a profissão.
Voltar ao início.
Como foram os primeiros 21 anos?
Jorge e Mateus, de Goiânia, Goiás, gravaram DVD em Londres
Reprodução/TV Anhanguera
Em 2009, a dupla gravou seu segundo álbum ao vivo "O Mundo É Tão Pequeno", e um ano depois lançaram seu primeiro álbum de estúdio "Aí Já Era".
Apenas cinco anos após a gravação do primeiro DVD, Jorge & Mateus já estavam em seu quinto álbum, que marcou a ascensão internacional do sucesso da dupla, sendo gravado durante uma apresentação no Royal Albert Hall, em Londres, na Inglaterra. Nomeado "Live In London - At The Royal Albert Hall", o lançamento de 2013 trouxe o segundo Disco de Ouro da dupla.
Em entrevista ao cantor Daniel, Mateus contou que foi dele que partiu a ideia de gravar no local. Ele destacou que grandes nomes da música já haviam tocado no Royal Albert Hall, muitos que ele também admirava.
"Uma coisa que me marcou muito é que, ao final do show, eles te entregam um livro para fazer a assinatura e eu lembro de assinar e pensar: 'Que honra, prazer tocar aqui', aí eu virei a página e eram os caras de uma banda que gosto muito, que era o The Killers", contou.
A influência da dupla no cenário continuou crescendo, conquistando o Prêmio Multishow de Música Brasileira - Voto Popular: Dupla do Ano em 2018, feito que se repetiu em 2020. Ao longo de 21 anos, a dupla gravou 18 álbuns.
Voltar ao início.
Qual o motivo da pausa?
Jorge e Mateus anunciam pausa na carreira, em Goiás
A dupla anunciou a pausa na carreira para 2026, depois da turnê que comemora 21 anos de parceria. Segundo eles, o objetivo é tirar um ano sabático para ficar mais tempo com a família, pensar nos próximos passos da carreira e compor novas músicas.
"Esse próximo ano é um ano de Jorge e Mateus completar 21 anos, um ano sabático. Não vai chegar a ser um ano. Acho que a gente não consegue ficar tanto tempo, mas é um descanso, é uma hora de você pensar nas novas diretrizes, nos caminhos que devemos percorrer para os próximos 20", disse Jorge ao cantor Daniel.
Mateus destacou que é preciso ter um momento com os filhos, participando da rotina desde as pequenas coisas, como buscar na escola ou estar presente no dia a dia. Segundo ele, a pausa vai servir para trabalhar de uma forma mais tranquila nas próximas músicas.
Voltar ao início.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás