Sinos que vão ficar junto com Vox Patris chegam a Trindade e são recepcionados por centenas de fiéis
26/05/2025
(Foto: Reprodução) Centenas de pessoas viram de perto a procissão com os sinos São João e São Lucas. Os dois fazem parte do conjunto de sinos que vai acompanhar o Vox Patris em futuro campanário. Sinos menores que acompanham o Vox Patris chegam a Trindade
Os sinos que vão ficar junto com o Vox Patris chegaram em Trindade nesta segunda-feira (26). Batizados de São João e São Lucas, de acordo com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), eles têm 9,6 e 5,6 toneladas, respectivamente. Depois de serem recepcionados no pátio do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, os sinos seguiram para o canteiro de obras da nova basílica onde vão aguardar a chegada do Vox Patris.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Sinos São Lucas e São João chegam em Trindade-GO
Vinícius Silva Martins / g1 Goiás
Centenas de pessoas acompanharam a procissão que saiu da avenida Manoel Monteiro, no centro de Trindade, até a chegada na basílica do Divino Pai Eterno. O prefeito da cidade e várias autoridades civis e religiosas estavam no local.
LEIA TAMBÉM:
Considerado maior sino que badala no mundo, Vox Patris deve chegar antes em Goiás após evento ser cancelado; veja rota
Sino gigante de 55 toneladas será recebido com carreata e missa
Sino gigante de 55 toneladas inicia viagem de navio da Polônia ao Brasil
Os nomes fazem referência a dois dos quatro evangelistas bíblicos (João, Lucas, Marcos e Matheus). Os sinos também foram produzidos na Polônia como o Vox Patris. Eles vieram ao Brasil de navio até o porto de Santos, em São Paulo.
O missionário redentorista e reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins, falou com a TV Anhanguera no momento da chegada dos sinos, e contou sobre o significado deles.
"Evangelistas São Lucas e São João proclamam o amor de Jesus, falam da grandeza do Evangelho, e aqui uma vez, no alto desta colina, eles poderão tocar essa esperança e o amor para todo esse povo romeiro que aqui estará", destaca o missionário redentorista.
Sinos São Lucas e São João
Vinícius Silva Martins / g1 Goiás
Ao contrário do sino principal, São João e São Lucas não participaram da missa em São Paulo, e seguiram viagem direto para Trindade. O padre Marco Aurélio, explicou que os dois sinos se adiantaram no cronograma previsto.
"Um dia muito especial, realmente histórico para todos nós, porque recebemos aqui os sinos São Lucas e o São João, e realmente dentro do nosso cronograma eles se adiantaram, chegaram hoje nesse dia tão especial, porque é o dia que o Pai Eterno assim permitiu", disse o padre Marco Aurélio à TV.
O reitor da basílica de Trindade explicou também que os sinos fazem parte do projeto que terá um campanário com 127 metros de altura. "Esse campanário vai receber 73 sinos, cada sino uma nota musical, para que, de fato, possa tocar qualquer música da Romaria", disse.
Sinos São Lucas e São João foram levados para a construção da nova basílica
Vinícius Silva Martins / g1 Goiás
Característica dos sinos
Cada sino trás a imagem gravada do santo evangelista que representa e abaixo o nome dele em latim; Sanctus Lucas (São Lucas) e Sanctus Ioannis (São João). Do outro lado foi colado uma gravura que a figura que representa o evangelista na bíblia, um boi, no caso de Lucas, e uma águia, que o símbolo de João. Abaixo a inscrição "Urbs: Trinitas-Goyaz-Brasilia, anno domini 2017", que quer dizer: A cidade: Trindade-Goiás-Brasil, no ano do Senhor 2017.
Gravuras trazem o nome do santo e da cidade, em latim
Vinícius Silva Martins / g1 Goiás
A Afipe divulgou a rota e os dias previstos que o Vox Patris deve passar por cada cidade (veja abaixo).
Confira a rota do sino Vox Patris:
26/05: Formiga (MG);
27/05: Carmo da Cachoeira (MG);
28/05: Lagoa Grande (MG);
29/05: Luziânia (GO);
30/05: Goiânia (GO);
1º/06: Trindade (GO);
02/06: Obra do Santuário do Divino Pai Eterno.
Presença dos sinos atraiu devotos que aproveitaram para registrar a chagada
Vinícius Silva Martins / g1 Goiás
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.