Ponto luminoso se move no céu e desperta curiosidade em Goiás; entenda o motivo
15/05/2025
(Foto: Reprodução) 'Bola de fogo' foi vista em cidades como Goiânia, Goianápolis e Morrinhos. Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), o objeto foi identificado como o corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX. Ponto luminoso se move no céu e desperta curiosidade em Goiás
Um ponto luminoso se movendo no céu chamou a atenção e despertou a curiosidade de moradores de Goiás, na noite de quarta-feira (14). Nas filmagens obtidas pela TV Anhanguera, é possível ver que a “bola de fogo” foi vista em cidades como Goiânia, Goianápolis e Morrinhos (entenda o motivo abaixo).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Entre as especulações dos goianos estavam as hipóteses de meteoro, cometa e lixo espacial. Em um dos vídeos que registraram o momento em que a luz cruzou o céu, um morador questionou: "Passando aqui na roça. Olha lá! Alguém sabe o que é isso aí, gente?".
“O que foi isso que cruzou o céu de Goiânia?”, escreveu um internauta no X, antigo Twitter. Segundo ele, o ponto de luz durou cerca de três minutos. “Aqui no Goiás foi gigante. Achei que era o fim do mundo”, mencionou outro.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Meteoro é flagrado cruzando o céu de Goiânia
Cometa raro é filmado cruzando o céu de Goiânia
Chuva de meteoros e ‘cometa do diabo’ podem ser vistos em Goiás; saiba como
Meteoro ou lixo espacial?
Ponto luminoso chama a atenção de moradores em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Inicialmente, foram levantadas duas possibilidades: a de meteoro e lixo espacial. Para o astrônomo e professor Daniel Vinhal, o rastro luminoso poderia ser a passagem de um possível meteoro, “que são rochas espaciais que cruzam o céu a uma velocidade aproximada de 28 mil km/h”, explicou, em entrevista à TV Anhanguera.
No entanto, a principal possibilidade era a de lixo espacial, que é um "fragmento de um equipamento aeroespacial que pode ter reentrado na terra, deixando no céu esse rastro que impressiona”, destacou o especialista.
Além de Goiás, o ponto de luz também pode ser visto em Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e no Mato Grosso.
Objeto identificado
De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), após receberem inúmeros relatos e vídeos que registraram o momento, fizeram uma análise detalhada da trajetória do objeto, e confirmaram a hipótese de lixo espacial.
"As imagens capturadas indicam que o objeto foi inicialmente percebido em Brasília às 18h24 (horário local) e desapareceu no céu da Bahia às 18h28. Nesse intervalo de aproximadamente 4 minutos, o objeto percorreu cerca de 1.500 km, o que corresponde a uma velocidade entre 6 e 7 km/s. Essa velocidade é compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, descartando a possibilidade de se tratar de um meteoro comum", explicaram.
Com a análise dos dados, a BRAMON identificou que o ponto luminoso corresponde ao corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, identificado pelo NORAD 40108. Segundo a rede, o foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8.
"Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, sua trajetória foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira", pontuou a BRAMON.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás