(Foto: Reprodução) É a primeira vez que jornalista está na capital goiana para ancorar o programa. Ainda nesta sexta-feira (16), Jung irá ministrar palestra 'Comunicar para Liderar', na sede da Fecomércio; saiba como assistir. Mílton Jung fala sobre a sua primeira visita à Goiânia, em Goiás
O jornalista e radialista Mílton Jung, âncora do Jornal da CBN e apresentador do programa Mundo Corporativo, apresentou o Jornal da CBN diretamente de Goiânia, nesta sexta-feira (16). Os ouvintes puderam acompanhar ao vivo pelo site da rádio.
Depois do Jornal da CBN, Jung dividiu a bancada com o apresentador e coordenador de jornalismo da CBN Goiânia, Luiz Geraldo, e com a jornalista Daniela Versiani. ”A gente já teve o Sardenberg, no programa CBN Brasil, que apresentou aqui também por duas vezes. E agora a gente recebe o Milton pela primeira vez”, destacou Luiz.
Jung também participou do Papo Político com as jornalistas Fabiana Pulcineli e Cileide Alves.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Luiz Geraldo disse que a repercussão com os ouvintes foi maravilhosa. Eles começaram a apresentar o programa às 6h.
“Tem essa manifestação do público, né, por telefone, pelo WhatsApp, pelo próprio YouTube da rede CBN, todo mundo se manifestando, perguntando se ele comeu pequi. Então, a gente tá super celebrando esse momento”, comemorou Luiz, ressaltando a troca de experiências entre profissionais da comunicação.
Desafios na Comunicação
Milton Jung apresenta no estúdios da CBN Goiânia
Fábio Lima/O Popular
Milton Jung defende que a comunicação começa pela escuta. "Esse é um dos caminhos para que a gente compreenda os diferentes, os diversos, aqueles que pensam e agem diferentemente de nós, mas com quem nós podemos aprender (...)por que a riqueza de ideias, a troca de ideias, é que nos leva a frente", afirmou.
Questionado sobre as mudanças na rotina produtiva do jornalismo, ele disse que o jornalismo mudou na forma de coletar informações, apurar e contas histórias. Segundo ele, os profissionais atualmente estão, próximos das pessoas, por meios dos canais de interação.
"Eu falo e eu escuto o que o cidadão tem pra me dizer quase que simultaneamente. Isso nos torna mais próximos, nos torna mais humanos e também mais frágeis e o jornalista também tem que aprender a assumir sua fragilidade diante de tudo o que acontece no mundo", disse.
Sobre as mudanças que atingiram o rádio ao longo dos tempos, ele afirma que já ouviu muitos atestados de óbito da mídia, mas ela sempre se transformou e alcançou mais audiência.
"O mais recente deles foi em 2020 com a chegada da pandemia, quando se imaginava que o rádio perderia audiência, (...)no entanto, se descobriu que a audiência do rádio não só aumentou, como as pessoas passaram a ouvir por mais tempo, e isso foi um alento para nós que trabalhamos no rádio", destacou Jung, defendendo que o podcast é um outro modelo de rádio, que valoriza o trabalho que já era feito anteriormente no ambiente radiofônico.
Por fim, ele ressaltou que cabe ao jornalista o que sempre coube: o trabalho com a informação e a capacidade de traduzir as informações para o público.
"Eu faço sempre questão de identificar este ponto, que o jornalismo é apurar a verdade possível. Porque eu digo isso? Porque nem sempre a primeira informação que você apura é a verdade final. Algumas verdades, elas vão se construindo ao longo do tempo", explica ao dizer que as informações vão sendo somadas e consolidadas ao longo do processo de apuração jornalística.
LEIA TAMBÉM:
Programa Encontro é apresentado de fazenda em Goianira nesta segunda-feira
VÍDEO: Comentarista da Rádio CBN apresenta programa em Goiânia
VÍDEO: Patrícia Poeta experimenta pamonha e jantinha durante visita a Goiânia
Palestra em Goiânia
Mílton Jung aproveita a visita a Goiânia para ministrar a palestra “Comunicar para Liderar”, dentro da programação da Semana S, voltada a empresários, empreendedores, executivos, dirigentes sindicais e demais lideranças.
O evento será realizado às 14h30, na sede da Fecomércio. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita exclusivamente no portal da Semana S ou via aplicativo.
História no Jornalismo
Milton Jung divide bancada com Luiz Geraldo
Fábio Lima/O Popular
Milton Jung é filho do célebre jornalista gaúcho Milton Ferreti Jung. E foi por meio do pai que teve contato desde a infância com a comunicação. Formado pela PUC do Rio Grande do Sul em jornalismo, começou a carreira na Rádio Guaíba, em 1984, e depois no jornal Correio do Povo. Em Porto Alegre, atuou como repórter da Rádio Gaúcha e do SBT.
Já radicado em São Paulo, atuou como repórter na TV Globo de São Paulo. No final de 1992, trabalhou na TV Cultura, onde apresentou os telejornais 60 Minutos e Jornal da Cultura, até 1999, quando começou a trabalhar na RedeTV!, apresentando o Leitura Dinâmica. Também narrou jogos de futebol e tênis, até sair da emissora, em 2001. Apresentou o Jornal do Terra, do Portal Terra, nos anos de 2004 e 2005.
Atua na rádio CBN desde 1998. Em 2011 parou de apresentar o CBN São Paulo, na rádio CBN, o qual apresentava desde 2000, e foi apresentar o Jornal da CBN, no lugar de Heródoto Barbeiro. O trabalho no rádio já rendeu dois livros: Conte sua história de São Paulo (Editora Globo, 2006), baseado num quadro do CBN São Paulo, e um manual dedicado a estudantes de jornalismo: Jornalismo de Rádio (Contexto, 2005).
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás