Gêmeos siameses de MT passam por cirurgia de separação de emergência em Goiânia após um deles morrer
08/01/2026
(Foto: Reprodução) Gêmeos siameses nascem em Goiânia
Os gêmeos siameses Marcos e Mateus, de Mato Grosso, passam por uma cirurgia de separação em caráter de emergência na manhã desta quinta-feira (8), no no Hospital Estadual da Mulher (Hemu). De acordo com o cirurgião pediatra Zacharias Calil, a decisão foi tomada após Marcos morrer em decorrência de episódios de paradas cardíacas, o que agravou o estado de saúde e antecipou o procedimento.
"Fizemos de tudo e não conseguimos reverter a situação da parada cardíaca de uma das crianças. Ela [um dos gêmeos] apresentou complicações ao longo da madrugada e período da manhã. Teve umas quatro paradas cardíacas e o eletrocardiograma e mostrou que ele tinha uma série de complicações envolvendo o coração", disse o médico no vídeo publicado nas suas redes.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Zacharias Calil afirmou ainda que o outro gêmeo segue vivo, o que tornou necessária a cirurgia de separação em caráter emergencial.
"“Agora vamos enfrentar uma situação crítica, de altíssimo risco, para tentar salvar o bebê que sobreviveu. Infelizmente, não há outra alternativa. Vamos torcer”, completou.
LEIA AMBÉM:
Gêmeos siameses do Mato Grosso nascem em Goiânia
Siameses do MT nascidos pelo quadril são um caso raro, diz médico: ‘Mais complexo da minha especialidade’
Pai de siameses que nasceram em Goiânia fala sobre ansiedade antes do parto: 'Muita fé em Deus'
Parto de emergência
Gêmeos siameses de MT passam por cirurgia de separação no Hemu.
Reprodução/Hemu
Os bebês, do sexo masculino, nasceram com 34 semanas de gestação e, após o parto, foram encaminhados para a unidade de terapia intensiva neonatal, onde recebem cuidados e acompanhamento conforme os protocolos clínicos indicados para esse tipo de caso.
Os irmãos nasceram na terça-feira (6), em parto realizado no Hemu, em Goiânia, unidos pelo quadril, e representam um caso raro e complexo, segundo o médico. Para o especialista, a situação só não é mais delicada do que a de bebês que nascem unidos pela cabeça.
O parto foi conduzido pelos ginecologistas obstétricos Jéssica Alencar Rezende e Almiro Francisco Lopes. Zacarias Calil, cirurgião pediátrico, acompanhou o parto. A equipe médica seguirá monitorando a evolução clínica dos recém-nascidos e da mãe.
Família do Mato Grosso
A mãe dos gêmeos, uma jovem, de 22 anos, é natural de Canarana, no Mato Grosso, mas fez todo o acompanhamento pré-natal no Hemu. Segundo o hospital, não houve registro de intercorrências durante a gestação.
A família percorreu cerca de 600 quilômetros entre Canarana, no Mato Grosso, e Goiânia para o parto.
Gêmeos isquiópagos
Nas redes sociais, o médico Zacarias Calil explicou sobre a condição rara dos gêmeos Marcos e Matheus, um tipo raro de gêmeos siameses que nascem unidos pela região do quadril, especificamente pelo ísquio, um dos ossos da bacia.
Segundo o pediatra, a formação acontece ainda nas primeiras semanas da gestação, quando o embrião não se separa completamente. A gravidade do caso varia de acordo com o grau de união e com os órgãos que são compartilhados.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás