Criança que fez amizade com cavalo da PM durante tratamento de câncer adota animal aposentado
21/02/2026
(Foto: Reprodução) Cavalo aposentado da PM de São Paulo ganha nova casa em Caldas Novas
Clara Valentina, de 9 anos, fez amizade com um cavalo da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) durante um tratamento de câncer (veja o vídeo acima). Bizantino, ou Biza, se aposentou e foi doado para a menina, moradora de Caldas Novas, na região sul de Goiás. A história de amizade e superação ganha um novo capítulo a partir de agora.
As vidas de Clara e Bizantino se cruzaram em 2022, quando ela foi para São Paulo com a família para fazer o tratamento contra um câncer de tireoide. Durante uma visita ao Regimento de Polícia Montada “9 de Julho” da PMESP, os dois foram apresentados pelo antigo parceiro de Biza, o sargento Oliveira.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Clara Valentina e Bizantino em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
"Toda hora ele falava do Bizantino, que era um cavalo muito especial. Foi paixão à primeira vista. Ele colocou a cela para ela andar um pouquinho, sentir o cavalo e aí foi um diferencial. Onde tudo mudou na vida da Clara Valentina", contou Diego Maurício da Conceição, pai da menina.
Segundo a cavalaria, Bizantino tem quase 20 anos e servia à polícia desde 2010. A amizade entre os dois ajudou Clara na parte emocional do tratamento, controle do estresse e da ansiedade. "Era só falar nele que ela já ficava feliz, esquecia o peso das consultas e do tratamento", disse o pai.
Em entrevista à TV Anhanguera, Carla Erinalda Araújo, mãe de Clara, contou que a filha ainda faz acompanhamento, mas a porcentagem da doença é baixa: "A gente acredita que já já a Clarinha está 100% curada". Enquanto isso, ela e o amigo Bizantino aproveitam esse recomeço de vida juntos em Caldas Novas.
Sargento Oliveira e Clara em visita ao regimento em São Paulo
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM:
Melhor amiga dos sapos: Menina brinca com animais e impressiona nas redes sociais
'Zé Mateiro': saiba quem é o ambientalista que parou em rodovia e pegou cobra com as mãos para salvá-la
LUXO: Funerais de pet com chuva de pétalas de rosas e cremação que transforma cinzas em joia chamam a atenção em Goiás
Amizade
Pela parceria, o sargento que acompanhou o cavalo durante os anos de serviço tinha preferência na adoção, mas neste caso o policial se sensibilizou com a amizade dos dois e entendeu que Clara e Bizantino têm uma história para viver.
De volta a Goiás, os amigos começam essa nova vida juntos. Com um texto emocionante nas redes sociais, Carla agradeceu o sargento pelo gesto e prometeu que a família irá cuidar do cavalo assim como ele foi cuidado por ele nesses 14 anos juntos.
"O senhor já mora em nossos corações e Bizantino é o nosso terceiro filho, que já amamos e iremos dar continuidade aos cuidados que o sargento Oliveira Santos tem com ele", escreveu.
Clara e Bizantino em Caldas Novas, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Diego ressalta que Bizantino mudou a vida da filha em um dos momentos mais difíceis da família. "Ali nascia um elo, uma amizade, uma história de superação e de vitória na vida da Clara Valentina", escreveu em agradecimento ao sargento e à cavalaria.
Feliz e animada com a chegada do amigo, Clara aparece sorridente ao lado de Bizantino e, claro, se ocupa dos cuidados com o animal. Em uma escova de madeira usada para escovar o pelo do cavalo, ela escreveu os nomes dos dois lado a lado, como eles devem ficar a partir de agora.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás