Chuvas intensas e risco de tempestade devem aumentar com corredor de umidade, diz Cimehgo
07/01/2026
(Foto: Reprodução) Cimehgo emite alerta de tempestades para municípios goianos.
Foto: Wildes Barbosa/O Popular
Um corredor de umidade que se estende da região amazônica até o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil deve intensificar as chuvas em Goiás e elevar o risco de tempestades ao longo dos próximos dias. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) aponta um aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas fortes em diversas regiões do estado.
De acordo com o Cimehgo, as chuvas podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento superiores a 50 km/h. Ao todo, 179 municípios goianos estão em área de risco para tempestades, incluindo Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Goianira, Senador Canedo, Aragoiânia, Caldas Novas, São Miguel do Araguaia e Turvânia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Na capital, a previsão indica temperatura máxima em torno de 29 °C, com a umidade do ar variando entre 50% e 95%. Já em Chapadão do Céu, no sudoeste goiano, o calor deve predominar, com os termômetros podendo chegar a 37 °C, intercalado por pancadas isoladas de chuva.
Diante do cenário de instabilidade, a Defesa Civil reforça o alerta para que a população redobre os cuidados, principalmente no trânsito. A orientação é evitar vias alagadas, não enfrentar enxurradas e procurar abrigo seguro durante os temporais. Em emergências, os números 153 e 193 estão disponíveis para atendimento.
LEIA TAMBÉM
Motociclista arrastado por enxurrada diz que não conseguia soltar a moto: 'Desespero'
Chuva alaga BR-153, bloqueia Marginal Botafogo e arrasta motociclista, em Goiânia
Segundo o Cimehgo, o monitoramento das condições climáticas segue contínuo, e novos alertas podem ser emitidos caso o corredor de umidade permaneça ativo. A recomendação das autoridades é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e siga as orientações de segurança para reduzir os riscos durante o período de chuvas intensas.
Chuva forte provoca enxurradas e deixa Defesa Civil em alerta em Goiânia
Consequências de temporal
Os riscos associados às chuvas intensas ficaram evidentes durante o temporal que atingiu Goiânia na tarde de segunda-feira (5). Em menos de duas horas, a Defesa Civil Municipal emitiu cinco alertas de emergência para moradores da capital.
As chuvas provocaram alagamentos em pontos críticos, como a Marginal Botafogo, que precisou ser interditada temporariamente na altura da Avenida Jamel Cecílio, e a BR-153, onde o acúmulo de água dificultou o tráfego e aumentou o risco de aquaplanagem. O Terminal da Praça da Bíblia também ficou alagado, causando transtornos a passageiros do transporte coletivo.
Além disso, um motociclista foi arrastado pela força da enxurrada na Avenida Gercina Borges Teixeira, no Conjunto Vera Cruz 2 (veja vídeo acima).
Segundo o próprio condutor, ele tentou segurar a motocicleta e acabou sendo levado pela água, em um momento de desespero. O homem foi socorrido por pessoas que estavam no local e não sofreu ferimentos graves, mas o caso reforçou o perigo de tentar atravessar trechos alagados.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás